Voltar

Thanksgiving Day: um dia para agradecer

 

O Thanksgiving Day, ou Dia da Ação de Graças em português, é um dos feriados mais esperados na cultura dos Estados Unidos. A data é comemorada sempre na 4ª quinta-feira de novembro, que neste ano cairá no dia 26, visando relembrar os primeiros passos dos colonos em terras recém-descobertas, no início da colonização do país. A festa ficou conhecida na história como um grande compartilhamento de alimentos entre os colonos e uma tribo indígena. Porém, a história oficial não explica tudo.

Há evidências de que a festa tenha sido realizada no início do século XVII, no estado da Virgínia, já habitado pelos colonos desde o início da colonização. Porém, o primeiro relato marcante (para a historiografia) do Thanksgiving Day é de 1621, na vila de Plymouth, no atual estado de Massachusetts, com a organização de uma comemoração para os ótimos resultados da colheita anual. Essa colheita foi festejada por um motivo bastante particular: foi bem melhor do que a de 1620, quando muitos colonos morreram pela falta de alimentos. Devemos nos lembrar que uma colheita antigamente significava toda a produção de alimentos do ano. Então, uma péssima colheita representava um péssimo ano pela frente, afinal, a produção de alimentos não era massiva e industrializada.

Com o passar dos séculos, a data assumiu um status de comemoração não só dos resultados da colheita, mas também da colonização dos Estados Unidos. Por isso, em 1863, o presidente Abraham Lincoln declarou a data feriado nacional. Desde então, o dia vem sendo comemorada em todo o território americano, da costa Leste à Oeste.

Atualmente, o Thanksgiving Day é uma ocasião especial para as famílias do país, que se juntam para comemorar em volta de uma mesa recheada de boa comida e agradecer pelos feitos conquistados no último. O cardápio tradicional para o Dia da Ação de Graças inclui peru, purê de batatas, batata doce e torta de abóbora. O entretenimento fica por conta das partidas de futebol americano e dos grandes desfiles.

Apesar de não termos a data comemorativa no Brasil, o que acha de tirar um tempinho do seu dia para analisar pelo o que você é grato e se planejar para plantar as sementes de suas próximas conquistas?

Copyright 2019 © Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos

Clique e fale com a gente por WhatsApp!