Voltar

Chegue mais longe! Confira dicas para desenvolver a fluência em inglês

O inglês é a língua mais importante do mundo, sendo conhecido inclusive como idioma universal. Diante desse cenário, temos uma certeza: se você não for fluente, irá ter problemas na vida profissional e/ou pessoas em algum momento. Seja para conquistar um cargo melhor dentro da empresa ou para se comunicar com os nativos de um país falante de inglês, você precisará do idioma.

Pela importância que tem em todos os âmbitos da vida, o inglês causa bastante dúvida naqueles que ainda não têm conhecimento da língua. É muito difícil? Será que consigo aprender mesmo sendo mais velho? Vai levar muito tempo para aprender? Essas são perguntas comuns. Contudo, você precisa saber que nunca é tarde para conquistar sua fluência e a dificuldade de aprender o idioma vai depender do seu nível de comprometimento e esforço com os estudos.

Para que você adquira sua fluência mais rapidamente, separamos quatro dicas muito importantes. Confira abaixo:

• Fale e/ou ouça em inglês todos os dias

Quanto mais você fala e ouve em inglês, mais você aprende. Por isso, é importante que todos os dias você pratique, pelo menos por um curto período de tempo, tudo que já sabe sobre o idioma. É possível falar inglês com amigos, professores e até mesmo pessoas do exterior, que podem ser contatadas pela internet ou aplicativos criados especialmente para esse fim.

Fale inglês por alguns dias e você verá como, em pouco tempo, sua pronúncia e seu entendimento estarão melhores.

• Assista a filmes sem legenda

Muitas pessoas são extremamente complexadas com a gramática de um idioma. Com o inglês não é diferente. Contudo, como no Brasil e em todos os lugares do mundo, moradores de países que têm o inglês como língua oficial usam gírias, expressões idiomáticas e até erros gramaticais.

Claro que a gramática é importante, mas ouvir e entender como a comunicação em inglês se dá na prática é um ponto crucial. Por isso, indicamos que, pelo menos uma vez por semana, você assista a filmes em inglês sem legenda. Tente entender o que cada frase quer dizer e, para isso, considere o contexto e toda a linguagem não-verbal.

• Use as redes sociais ao seu favor

As redes sociais são as páginas mais visitadas da internet em todo o mundo. Globalmente, milhões e milhões de pessoas as acessam todos os dias para entrar em contato com conhecidos, encontrar notícias e até para jogar online. Diante de tantas funcionalidades, as mídias sociais apresentam uma importantíssima para pessoas que buscam aprender um idioma: a possibilidade de entrar em contato com falantes nativos da língua.

Nesse sentido, procure entrar em grupos, comunidades e até fóruns. É válido ainda tentar fazer amigos de diferentes partes do mundo. Com essas novas conexões, você não terá outra opção a não ser falar inglês, o que irá, automaticamente, aumentar suas habilidades e sua fluência.

• Estude em uma boa escola de inglês

Todas as dicas acima auxiliam no aprendizado e na fixação do inglês, mas não são suficientes. Para que você esteja em contato com a língua e com todos os aspectos que a envolvem, você precisa fazer um curso de inglês em uma boa escola. No contexto da pandemia em que vivemos, cursos online são uma excelente opção para aprender um novo idioma sem sair de casa.

Seja fluente em inglês agora mesmo com o Cultural GO, curso 100% online do Instituto Cultural. Além de aulas assíncronas, ou seja, gravadas, você poderá participar de aulas ao vivo com professores e estudantes de todo o Brasil. Entre em contato, faça sua matrícula gratuitamente e garanta descontos de até 50% em todo o curso.

Clique e saiba mais sobre o Cultural Go!

Copyright 2019 © Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos

Clique e fale com a gente por WhatsApp!